Os 3 Rs


Dia Nacional da Ciência - 8 de julho

AO PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º Fica instituído o dia 8 de julho como Dia Nacional da Ciência.
Art. 2º O Poder Público incentivará a divulgação pública do Dia Nacional da Ciência, assim como sua comemoração em todos os estabelecimentos educacionais do País.
Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Foi assim, de forma direta e objetiva, que a Ciência ganhou o seu dia. Criado pela Lei 10.221, de 18 de abril de 2001, o Dia Nacional da Ciência passou a ser celebrado em 8 de julho. Porém, mais do que criar uma data comemorativa, o decreto presidencial tinha um único, mas grande objetivo: incentivar a divulgação do papel estratégico da Ciência, da tecnologia e da informação para o desenvolvimento do Brasil. Um primeiro e importante passo para colocar em destaque o estudo e a produção científica.

Do latim scientia, Ciência significa conhecimento. Num sentido mais amplo, a palavra pode ser utilizada para dizer que se tomou conhecimento de um fato, que se ficou sabendo que ele aconteceu. Mas estamos cientes de que a palavra tem outro sentido mais específico. É um tipo de conhecimento que procura compreender leis gerais que fornecem uma explicação para o funcionamento das coisas. O cientista realiza observações e, a partir delas, faz verificações, classificações ou medições, procurando traduzir os fatos e produzir modelos úteis.

Mas vamos esquecer a ideia de verdades absolutas! Afinal, todo conhecimento – isto vale, é claro, para o conhecimento científico – pode ser ultrapassado por novas invenções ou descobertas, que permitam observar melhor as coisas. Nada mais justo que esta importante área do conhecimento, tão dinâmica quanto útil, ganhe, mais que um dia, visibilidade e espaço. Então, vamos aproveitar o 8 de julho para conhecer melhor a ciência e descobrir a proximidade e a importância dela na vida de todos nós!