Papo Responsa no C. E. Jardim Meriti

Educação

Notícias

Professores do C.E. Jardim Meriti assistem a palestras sobre segurança pública

25/05/2011 - 15:58h - Atualizado em 25/05/2011
» Mônica Vitória

Papo de Responsa reúne 50 docentes


No último sábado, 21 de maio, professores e funcionários do Colégio Estadual Jardim Meriti, de São João de Meriti, receberam a visita de duas pessoas que costumavam viver em meio à violência urbana lutando em lados opostos. Um policial e um ex-criminoso – antes, rivais – hoje trabalham juntos para levar temas relacionados ao crime, às drogas e à segurança pública a escolas estaduais e abrigos de menores infratores, com o objetivo de promover uma integração entre polícia e comunidade. Eles fazem parte do projeto “Papo de Responsa”.


Convidados pela diretora-adjunta do colégio, Regina Loureiro, e pela professora Beatriz Nascimento, o policial civil Roberto Chaves de Almeida e o integrante do grupo AfroReggae Norton Guimarães, egresso do sistema penitenciário, ministraram palestras para mais de 50 pessoas, entre corpo docente, funcionários de apoio da escola e representantes da prefeitura e da comunidade local. “Neste primeiro momento, achamos melhor não chamar os alunos. A professora Beatriz, que já foi aluna do colégio, conheceu o projeto em uma aula de pós-graduação, e resolvemos entrar em contato”, conta Regina.

Apesar de considerar tranquilo o entorno da escola, a diretora-adjunta garante que o debate foi de grande importância para todos: “A comunidade é calma, mas é claro que esporadicamente acontece alguma coisa. Esse tipo de evento serve para aprendermos como lidar com determinadas situações e sabermos evitá-las. Estamos cuidando desde já para que a violência não se torne uma realidade para nós”, diz.

Segundo Regina, o encontro foi emocionante. “Foi muito diferente. Nunca vi uma reunião como esta, em que ninguém se levantou nem para beber água. Tivemos o olhar da polícia, integrada com tudo o que acontece nas ruas, e a visão de uma pessoa que passou pela criminalidade, que descreve a realidade. Mesmo usando uma linguagem forte, ele não nos chocou, pois nos fez ver que existe luz no fim do túnel. Beatriz chegou a dizer ‘quero ser que nem vocês, que fazem além do dinheiro que ganham’”, completa a diretora, com a voz embargada.

Além de promover o diálogo sobre temas tão delicados e constantes na sociedade e quebrar eventuais preconceitos, a direção do colégio aproveitou a ocasião para falar sobre a Gestão Integrada da Escola (Gide) e sobre a campanha “Estudar Vale a Pena”, do Instituto Unibanco.

Regina, que também é professora de Literatura e coordena um projeto na biblioteca da escola, espera integrar os assuntos discutidos pelo Papo de Responsa nas atividades feitas com os alunos. “No nosso projeto ‘Leu, Escreveu, Dançou’, escolhemos sempre um tema para desdobrar em questionamentos, que serão pesquisados em livros, revistas, jornais, internet, e verbalizados pelos estudantes da maneira que quiserem – em seminários, interpretando, dançando, cantando etc. Mas a cada ano é um desafio, pois os jovens são muito imediatistas, não têm a perspectiva do conhecimento, do valor do livro”, explica a diretora.

O projeto “Papo de Responsa”, lançado em 2009, é uma iniciativa da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro e do grupo cultural AfroReggae, que conta com o apoio das secretarias de Educação e de Assistência Social e Direitos Humanos e a parceria da Natura. Para saber mais sobre a proposta, acesse o site www.papoderesponsa.com.br.

Fonte: SEEDUC