Exercícios sobre Sistema digestório

Atividades
1) Faça ou cole o esquema do sistema digestório com os órgãos identificados e coloridos:

2)Pesquise e explique resumidamente a digestão dos ruminantes:

3) Um indivíduo apresenta um problema nas células parietais do estômago. Dessa forma ela não produz eficientemente o ácido clorídrico. Qual a conseqüência disso para a digestão? Explique:

4) Um indivíduo está com azia, ou seja, com excesso de acidez no estômago. Como consequencia, sente uma “queimação” no estômago que se propaga pelo esôfago até a faringe. O que ele poderia fazer para atenuar esse mal?

5) Suponha que um indivíduo tenha algum problema no fígado e, por uma determinada razão, deixe de secretar a bile. Que tipo de alimento sofreria prejuízo em sua digestão? Por quê?

6) Qual a conseqüência, na espécie humana, se não houvesse no intestino delgado as vilosidades intestinais?

7) Um aluno comeu um sanduíche de pão com manteiga e queijo. Descreva o processo da digestão química desses alimentos ao longo do tubo digestivo.

8)No processo digestivo é muito importante a mastigação para reduzir os alimentos a pequenas partículas para facilitar a ação das enzimas dos sucos digestivos. Se as aves não possuem dentes, como se realiza esse processo nesses animais?

Fisiologia animal - Tópicos importantes sobre o Sistema excretor

Excreção

Excreção é o mecanismo pelo qual as estruturas ou órgão excretores removem excretas, verdadeiros “lixos” celulares do organismo, como amônia (NH3), uréia, CO2, sais e H2O. Dessa forma, o organismo manterá o equilíbrio do meio interno, isto é, a homeostase.
Nos vertebrados, os principais órgãos excretores são os rins. Ao receber o sangue contendo diferentes tipos de substâncias, úteis ou não, os rins efetuam um processo de filtragem, selecionando o que será eliminado e devolvendo ao sangue o que poderá ser reutilizado.


A excreção nos seres humanos

O principal produto de excreção nitrogenado nos seres humanos é a uréia. Ela é sintetizada no fígado, a partir de amônia, em uma série de reações químicas conhecidas como ciclo da uréia.
As excreções produzidas em nosso metabolismo são eliminadas por diversos órgãos, entre eles a pele, os pulmões e principalmente os rins. Pigmentos biliares, produzidos no fígado, são eliminados juntamente com as fezes, dando a elas a coloração marrom característica.

fonte: sobiologia