Células Eucarióticas (vegetal)

Esquemas



Vista no microscópio


2 comentários:

  1. Olá tudo bem professora ?
    Eu tenho uma dúvida sobre citologia.....
    Os mesossomos das células procarióticas, possuem a mesma função que a mitocôndria das células eucarióticas, ou seja, respiração celular, eu fiz umas pesquisas na internet para saber se os mesossomos são um tipo de organela celular, mais não obtive resultados concretos, só opiniões de estudantes, mais a senhor como professora queria que me respondesse, se os mesossomos tem a mesma função que a mitocôndria, por que não são considerados umar oganela com a mitocôndria é ?

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Izabella!
    Primeiramente, me desculpe pela demora.
    Os mesossomos são invaginações da membrana citoplasmática que podem ser simples dobras ou estruturas tubulares ou vesiculares.
    Eles podem colocar-se próximos à membrana citoplasmática ou afundar-se no citoplasma. Os mesossomos profundos e centrais parecem estar ligados ao material nuclear da célula estando envolvidos na replicação de DNA e na divisão celular.
    Os mesossomos periféricos penetram muito pouco no citoplasma, não são restritos à localização central da bactéria e não estão associados com o material nuclear. Parecem estar envolvidos na secreção de certas enzimas a partir da célula, tais como as penicilinases que destroem a penicilina.
    Alguns autores associam ainda aos mesossomos o valor funcional das mitocôndrias, atribuindo a eles papel na respiração bacteriana.

    Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/bacterias/bacterias-bacterias-9.php

    Outros sites sobre o assunto:
    http://www.ceunes.ufes.br/downloads/2/josiseixas-3.%20PROCARIONTES%20-%20resumo.pdf

    http://professor.ucg.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/3909/material/CARACTER%C3%8DSTICAS%20GERAIS%20DE%20BACT%C3%89RIAS%20E%20ARQUEAS.pdf

    http://www6.ufrgs.br/agronomia/fitossan/glossario/mesossomo.php

    ResponderExcluir