Exercícios sobre Sistema digestório

Atividades
1) Faça ou cole o esquema do sistema digestório com os órgãos identificados e coloridos:

2)Pesquise e explique resumidamente a digestão dos ruminantes:

3) Um indivíduo apresenta um problema nas células parietais do estômago. Dessa forma ela não produz eficientemente o ácido clorídrico. Qual a conseqüência disso para a digestão? Explique:

4) Um indivíduo está com azia, ou seja, com excesso de acidez no estômago. Como consequencia, sente uma “queimação” no estômago que se propaga pelo esôfago até a faringe. O que ele poderia fazer para atenuar esse mal?

5) Suponha que um indivíduo tenha algum problema no fígado e, por uma determinada razão, deixe de secretar a bile. Que tipo de alimento sofreria prejuízo em sua digestão? Por quê?

6) Qual a conseqüência, na espécie humana, se não houvesse no intestino delgado as vilosidades intestinais?

7) Um aluno comeu um sanduíche de pão com manteiga e queijo. Descreva o processo da digestão química desses alimentos ao longo do tubo digestivo.

8)No processo digestivo é muito importante a mastigação para reduzir os alimentos a pequenas partículas para facilitar a ação das enzimas dos sucos digestivos. Se as aves não possuem dentes, como se realiza esse processo nesses animais?

3 comentários:

  1. uma materia muito boa, mas eu gostaria da resposta da pergunta 7 para atividades escolar.

    ResponderExcluir
  2. Respota da pergunta nº7:
    Como o pão contém amido, ele vai começar a ser digerido na boca pela saliva que contém a enzima ptialina. A ptialina o transformará em glicose ou em açúcares menores. Estes açúcares menores então serão digeridos no intestino delgado pelas amilases dos sucos pancreático e entérico. Depois que ele se transformar em inúmeras moléculas de glicose, ele pode ser absorvido pelo sangue.
    As proteínas do queijo são digeridas no estômago pela pepsina com a ajuda do ácido clorídrico. No intestino delgado a digestão continua com a ação da tripsina, da quimotripsina e da peptidase onde os amínoácidos poderão ser absorvidos.
    A manteiga contém muita gordura (lipídios). Os lipídios são digeridos no intestino delgado. As gorduras são inicialmente emulsificada pela bile e, posteriormente, hidrolisadas pelas lipase entérica e pancreática, são transformadas em ácidos graxos e glicerol, podendo agora ser absorvidos.

    ResponderExcluir
  3. Eu gostaria de nao so da n° 7, mas das outras, para uma atividade escolar também. Se puder responder, ficarei agradecida,estou com algumas duvidas. Obrigada

    ResponderExcluir