Teste de Biologia

Colégio Estadual Jardim Meriti

Professora Katia Cilene

Aluno:..............................................................................Turma..............

Teste de Biologia do 3º ano

Entregar dia 29/03 ou 01/04

O título do filme – GATTACA – é um acróstico formado a partir das iniciais das bases nitrogenadas do DNA: Guanina, Adenina, Timina, Timina, Adenina, Citosina e Adenina.

É um filme antigo (1997), mas atualíssimo na era da engenharia genética, a história se passa num futuro próximo, o personagem principal quer viajar pelo espaço, mas ele não tem em sua genética condições para isso, pois é filho do “acaso”.

GATTACA – A experiência Genética é um filme de ficção científica cheio de perseguições e reviravoltas, bem interessante que nos leva a pensar sobre as implicações éticas da engenharia genética. Gattaca é uma empresa que faz viagens espaciais.

Nesse mesmo futuro, o DNA das pessoas é analisado para determinar toda a vida da pessoa a partir do seu nascimento, como por exemplo, quais doenças elas virão a ter.

A sociedade de Gattaca está dividida em duas “classes sociais”, os Válidos, os “filhos da Ciência”, produtos da engenharia genética e da eugenia social, e os Inválidos, os “filhos de Deus”, submetidos ao acaso da Natureza e às impurezas genéticas.

Gattaca retrata uma sociedade de classe cuja técnica de manipulação do código genético tornou-se prática cotidiana de controle social.

1) Faça um paralelo com os avanços da Genética atualmente.

2) Crie situações no mundo atual, baseadas nos fatos vividos no filme.

3) Opine sobre esse futuro tão próximo, os prós e contras do avanço genético. (Se for em grupo, todos os componentes deverão dar a sua opinião)

Nenhum comentário:

Postar um comentário